Ações em Destaque
Vejas as ações que você deve ficar de olho
Descubra os ativos mais negociados na Bolsa hoje. Acesse grátis
O que é a Bolsa de Valores
A Bolsa de Valores é um grande mercado onde acontecem as negociações de ações, títulos e outros ativos. Por isso, ela é o ponto de encontro entre as empresas e os investidores que desejam comprar ou vender suas ações.
O papel da Bolsa de Valores é garantir que tudo isso aconteça com segurança, eficiência e de uma forma justa: as empresas conseguem captar recursos para continuar crescendo, enquanto pequenos e grandes investidores podem se tornar sócios de grandes empresas e participar desse crescimento.
Assim, mesmo que você não tenha muito dinheiro para investir, você pode comprar ações de empresas como Petrobras, Itaú, Vale e muitas outras.
É por isso que dizemos que na Bolsa de Valores você pode sonhar alto. Imagine ser sócio das maiores empresas do país e até mesmo no exterior. É claro que esse investimento possui riscos, mas, com estratégia e planejamento, também é o investimento com o maior potencial de retorno do mercado. E na Toro, investir nesse mercado ficou muito mais fácil.
A B3 e a BM&F Bovespa
Você provavelmente já ouviu falar da Bovespa. Até pouco tempo atrás, esse era o nome que chamávamos a nossa Bolsa de Valores, a antiga BM&F Bovespa.
Desde 2008, a BM&F Bovespa é a principal Bolsa de Valores no Brasil, resultado da fusão de duas grandes Bolsa: a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Quem já conhece um pouquinho a história da nossa Bolsa sabe que essa não foi a única vez que ocorreu uma união com outra Bolsa ou instituição. E também não foi a última.
No Brasil, a Bolsa de Valores hoje é a B3 - Brasil, Bolsa, Balcão, também representada como [B]³.
O novo nome surgiu em 2017, após fusão da BM&F Bovespa com uma das instituições mais importantes do mercado, a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos). Após a fusão, a B3 se tornou uma das maiores Bolsas do mundo.
E se você acha que esse mercado é restrito aos grandes investidores, saiba que investir na Bolsa de Valores hoje é mais fácil do que você pensa. É possível investir a partir de R$200,00 e seguindo recomendações das melhores ações para investir em cada momento.
Boa notícia: apesar do que muitos pensam, saber investir na Bolsa de Valores hoje é muito simples.Você pode aprender de forma rápida e gratuita a dominar este mercado e multiplicar seu patrimônio com a ajuda de experts especializados no assunto.
Ibovespa (IBOV): o que é Índice Bovespa?
O Índice Bovespa, também conhecido como Ibovespa ou apenas IBOV, é o índice mais importante da Bolsa de Valores do Brasil. Ele é o principal indicador do desempenho do nosso mercado de ações.
O Ibovespa funciona como uma carteira de ações compostas pelas empresas mais negociadas na Bolsa.
Mas você sabe por que isso acontece? Para entender essa relação, você precisa entender o que é o Ibovespa e como ele funciona.
Um índice é como se fosse uma carteira de ações, e cada Bolsa de Valores possui vários índices. Só na B3, são mais de 10 índices com especificações diferentes:
- Compostos por ações do setor de energia;
- Compostos por ações do setor de telecomunicações;
- Compostos por ações com menor valor de mercado da Bolsa;
- Composto por todas as ações da Bolsa;
- E diversos outros.
Essas subdivisões servem para facilitar as análises de cada setor da economia: analisando as oscilações de um índice composto por ações do setor de energia, podemos ter uma visão ampla de como o setor de energia está progredindo no Brasil, se o setor está prosperando ou em dificuldades.
No caso do Índice Bovespa, ele funciona como uma carteira composta pelas ações mais negociadas do nosso mercado em termos de volume, como as ações da Petrobras, Vale, Itaú Unibanco e muitas outras.
Assim, ele representa 80% do volume financeiro que é negociado na B3.
E é por isso que ele é considerado o principal indicador do mercado de ações no Brasil. Se as ações que movimentam a maior quantidade do dinheiro negociado na B3 estão subindo, isso quer dizer que o mercado, como um todo, está prosperando também.
Conheça algumas das principais ações do Índice Bovespa:
Código | Empresa |
---|---|
PETR4 | Petrobras |
ITUB4 | Itaú Unibanco |
VALE3 | Vale |
BBDC4 | Bradesco |
ABEV3 | Ambev |
B3SA3 | B3 |
BRML3 | brMalls |
LREN3 | Lojas Renner |
GOLL4 | Gol |
LAME4 | Lojas Americanas |
USIM5 | Usiminas |
VIVT4 | Vivo |
SUZB3 | Suzano |
ELET6 | Eletrobrás |
RENT3 | Localiza |
MRVE3 | MRV |
Como investir na Bolsa de Valores
Antigamente, investir na Bolsa de Valores parecia algo muito complicado e acessível apenas para grandes investidores. O pregão da Bolsa era um grande mercado barulhento, cheio de pessoas ao telefone, e parecia impossível entender qualquer coisa.
Hoje, a maioria das negociações são feitas pela internet, do conforto da sua casa. Isso porque o antigo pregão ao vivo evoluiu, graças à tecnologia, e se transformou no pregão online, o que tornou a Bolsa mais acessível para qualquer pessoa que quisesse investir.
Tudo o que você precisa para investir na Bolsa de Valores hoje basicamente é:
- Aprender que a Bolsa oferece ótimas oportunidades.
- Abrir conta grátis em uma corretora de valores.
- Saber onde e quando investir com ajuda de experts.
Colocar tudo isso em prática de um jeito simples e fácil pode levar apenas alguns minutos. Na Toro, quando você acessa as informações de Bolsa, você encontra recomendações das melhores oportunidades agora, já sabendo o lucro ou o prejuízo estimado para cada investimento. E para investir, você só precisa de alguns cliques, sem complicação.
Veja como é fácil investir na Bolsa pela Toro
Na Toro você encontra oportunidades selecionadas pelos nossos Analistas e investe com poucos cliques, já sabendo qual é o lucro ou o prejuízo estimado para aquele investimento.
- Veja as melhores oportunidades de hoje.
- Invista com poucos cliques.
- Saiba o lucro e o prejuízo estimados.
- Invista com Corretagem Zero.

Bolsa descomplicada
Entendendo a Bolsa de Valores de forma rápida.
Conheça as principais Bolsas mundiais
Assim como o Índice Bovespa é o indicador utilizado para saber se a B3 está caindo ou subindo, as demais Bolsas mundiais também possuem seus índices de referência. Conheça algumas delas, seus índices e outras informações:
B3
Índice: Ibovespa (IBOV)
Sede: São Paulo
Abertura: 10:00
Encerramento: 17:00
New York Stock Exchange (NYSE)
Índice: Nyse Composite (NYA)
Sede: Nova Iorque (EUA)
Abertura no Brasil: 10:30
Encerramento no Brasil: 17:00
Nasdaq Stock Market
Índice: Nasdaq Composite (COMPX)
Sede: Nova Iorque (EUA)
Abertura no Brasil: 10:30
Encerramento no Brasil: 17:00
Tokio Stock Exchange
Índice: Nikkei 225 (NI225)
Sede: Tóquio (Japão)
Abertura no Brasil: 21:00
Encerramento no Brasil: 05:30
Shangai Stock Exchange
Índice: SEE 180 (SSEC)
Sede: Xangai (China)
Abertura no Brasil: 22:30
Encerramento no Brasil: 04:00
London Stock Exchange
Índice: FTSE 100 - Financial Times Stock Exchange (UKX)
Sede: Londres (Inglaterra)
Abertura no Brasil: 04:00
Encerramento no Brasil: 12:30
Euronext
Índice: CAC-40 (PX1)
Sede: Amsterdã (Holanda)
Abertura no Brasil: 4:00
Encerramento no Brasil: 12:30
Shenzhen Stock Exchange
Índice: SZSE Component (SZSE)
Sede: Shenzhen (China)
Abertura no Brasil: 22:30
Encerramento no Brasil: 04:00
Hong Kong Heng Seng
Índice: Hang Seng Index (HSI)
Sede: Hong Kong (China)
Abertura no Brasil: 23:00
Encerramento no Brasil: 05:00
Toronto Stock Exchange
Índice: S&P/Tsx Composite (TSX)
Sede: Toronto (Canadá)
Abertura no Brasil: 10:30
Encerramento no Brasil: 17:00
Dúvidas frequentes
Para saber se a Bolsa de Valores está caindo ou subindo, você precisa acompanhar a cotação do Índice Bovespa. Ele representa a oscilação das empresas mais negociadas da Bolsa. Isso quer dizer que se algumas dessas ações estão caindo, o índice também irá cair e a Bolsa, como um todo, será afetada.
Veja a tendência da Bolsa e das melhores ações agora. Acesse grátis
O Índice Bovespa é composto pelas ações mais negociadas da Bolsa de Valores. Atualmente esse número abrange mais de 60 ações, responsáveis por quase 80% do volume negociado na B3. Como o mercado oscila, a lista dessas ações pode mudar constantemente, e para fazer parte dessa seleção, uma ação precisa atender a diversos critérios.
Petrobras, Vale, Itaú Unibanco e Ambev são algumas das ações que fazem parte desse índice. Para saber todas as ações que compõem o IBOV atualmente, você pode consultar a lista da própria Bolsa.
Veja agora
Se você ainda não conhece muito sobre o mercado de ações, é natural pensar que o único bom momento para investir é quando a Bolsa está em alta. O que muita gente não sabe é que, quando as ações estão desvalorizadas, podem surgir oportunidades fantásticas de comprar as ações por um preço baixo e lucrar quando elas recuperarem o valor. Além disso, também é possível ganhar com a queda de uma ação.
Portanto, a Bolsa de Valores oferece oportunidades em todos os cenários. E na Toro você já confere as melhores oportunidades para os próximos minutos, horas, dias, semanas ou meses.
Descubra 3 oportunidades de hoje na Bolsa. Veja agora
Muitas pessoas têm a ideia de que a Bolsa é um investimento para milionários. A verdade é que existem ações que custam dezenas de reais e existem ações que custam alguns centavos. E existem estratégias que são interessantes para grandes investidores, assim como existem boas estratégias para pequenos investidores.
O importante na hora de saber quanto investir na Bolsa de Valores é saber qual o lucro que você busca e quais os custos que você terá. A sua estimativa de lucro compensa os custos que você terá para investir?
Na Toro, você já consegue investir em ações a partir de R$200,00. Isso porque nós já recomendamos as oportunidades com maior probabilidade de bom resultado. Além disso, você pode investir com Corretagem Zero. Assim, o seu custo não compromete muito o seu resultado.
Comece agora a aproveitar o melhor da Bolsa do jeito mais fácil. Cadastrar grátis
É comum escutarmos uma notícia sobre determinada empresa e, logo depois, sobre a queda ou valorização das suas ações. Isso pode nos fazer acreditar que essa notícia tenha impactado diretamente o preço das ações, mas é importante saber que existem diversos outros aspectos que podem influenciar, e olhar apenas um deles pode induzir ao erro.
A verdade é que o preço das ações é formado pela interação entre as pessoas interessadas em comprar e as pessoas interessadas em vender. Ou seja, é uma relação de oferta e demanda. Se existem muitos investidores interessados em comprar, o preço das ações tende a subir. Se existem muitos investidores interessados em vender, o preço das ações tende a cair.
O que mais impacta no valor das ações não é a notícia em si, mas de que forma os investidores irão interpretar essa notícia na hora de tomar suas decisões. Uma notícia, aparentemente boa, pode impulsionar uma queda nas ações, assim como o contrário.
Por isso, se basear em notícias, de forma isolada de uma análise sobre a ação, pode levar a conclusões e decisões equivocadas, uma vez que não sabemos como o mercado irá reagir àquela notícia.
Veja as melhores ações para comprar agora. Acesse grátis