Toro

Simulador de CDB

Invista sem pagar taxas e descubra outras opções de investimentos.

Simulador de investimentos

  • Retorno líquido de até 42,20%.*
  • Alcance rentabilidade superior ao seu banco.*
  • Tenha a mesma segurança da poupança.

*Dados de simulações para investimentos em três anos. Estão sujeitos à disponibilidade do produto.




O que é e como funciona um CDB?


CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário que, na prática, funciona como um empréstimo do investidor aos bancos. Eles são oferecidos pela maioria dos bancos como forma de captação de recursos que serão usados no financiamento de atividades de crédito. Então, o CDB é um investimento de Renda Fixa em que o investidor aplica em um título com determinado prazo e com o objetivo de receber uma remuneração em juros.


Qual a diferença entre CDB e CDI?

Como vimos, o CDB é uma aplicação de Renda Fixa disponível a todos os investidores. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário), por sua vez, é um título negociado apenas entre os bancos. Ele serve como um mecanismo para que essas instituições financeiras façam empréstimos diários entre si. A taxa do CDI - ou simplesmente “taxa DI” - é que determina os juros dessa operação e segue bem de perto o valor da taxa Selic do momento. Por isso, o CDI é a principal referência de rentabilidade das aplicações de Renda Fixa. Confira um conteúdo especial e entenda mais sobre o CDI:

ARTIGO ESPECIAL • Afinal, quanto rende 100% do CDI? Entenda esse cálculo hoje!


Qual é o rendimento de um CDB?


A resposta para saber quanto rende um CDB não é exata. A rentabilidade final do CDB depende do seu tipo, do nível de risco envolvido e da carteira (em caso de portfólios com mais de um CDB). Mesmo sendo investimentos de Renda Fixa, há níveis de risco diferentes entre os CDBs, uma vez que são bancos de diferentes tamanhos e posição de crédito que os oferecem.


CDB Prefixado x Pós-fixado


Os principais tipos de CDB são:

1. Prefixado: a taxa de rentabilidade no final do prazo é definida no momento da aplicação.

2. Pós-fixado: comumente atrelados à taxa do CDI como referência de rentabilidade. Ou seja, a rentabilidade pode ser de diferentes percentuais dessa taxa, tais como 100% do CDI, 125% do CDI, 200% do CDI, etc. Esses são os mais encontrados no mercado.

3. Atrelado à inflação: oferecem uma taxa fixa (prefixada) mais a variação de algum índice de inflação do período (IPCA ou IGP-M).


O que é CDB com liquidez diária?

Liquidez nada mais é do que o prazo necessário para reaver seus recursos quando de um pedido de resgate. No caso dos CDBs, há dois tipos de liquidez: diária e on vencimento. A liquidez diária significa que você pode resgatar a qualquer momento (também pode existir um período de carência antes disso). Já a liquidez no vencimento permite a retirada apenas ao final do prazo do CDB.


Quais são os custos e o valor mínimo?


Os CDBs não cobram taxa de administração como os Fundos de Investimentos. Já a tributação do Imposto de Renda segue a tabela regressiva em que a taxa varia entre 22,5% a 15% sobre a rentabilidade de acordo com o tempo investido (geralmente entre seis meses e acima de dois anos). Por fim, sobre o valor mínimo, também vai depender das características do CDB e da instituição que o oferece, mas é possível encontrar aplicações com valor inicial baixo sem dificuldades.

Como usar o simulador de CDB grátis da Toro?


Para descobrir o melhor CDB para sua realidade e objetivos, basta fazer simulações. Por meio do simulador de CDB gratuito da Toro, é possível compará-los e descobrir qual será mais lucrativo.



O simulador de CDB funciona de maneira extremamente simples: informe o valor a ser investido e o prazo em que os recursos ficarão aplicados (em número de anos). Com base nesses parâmetros, o simulador selecionará os melhores CDBs para você.


Como escolher o melhor CDB?


Ao realizar a simulação, algumas dúvidas podem surgir para optar pelo CDB mais adequado. Para escolher qual é o melhor CDB, considere os seguintes fatores: objetivo pessoal, produtos da carteira personalizada, prazo de resgate, liquidez, rentabilidade, impostos e taxas.


Como fazer um investimento em CDB?

Quando terminar a sua simulação de investimento em CDB, você pode começar a investir imediatamente por um processo muito simples e fácil:

1. Abra a sua conta na Toro Investimentos: preencha o seu cadastro gratuito e sem burocracia. Além disso, nenhuma taxa será cobrada por corretagem em investimentos em CDBs.


2. Defina seu perfil de investidor e transfira os recursos do seu banco para a sua conta na Toro.

3. Escolha o CDB entre as sugestões apresentadas no simulador de acordo com a que mais se encaixa ao seu perfil de risco e objetivos para o futuro.

4. Faça a configuração do investimento (valor da aplicação). Então, verifique as demais informações (rentabilidade, Imposto de Renda, taxas, risco e prazo) e finalize a aplicação clicando em Investir.

Importante: Os simuladores de CDB calculam os resultados com base nas projeções de mercado e nos retornos aproximados. Desse modo, eles, podem não retratar inteiramente a realidade, já que as aplicações também estão sujeitas às variações tanto nas taxas de juros da economia e nos custos administrativos do investimento. Portanto, a simulação não se trata de uma garantia absoluta de resultados futuros, mas sim de uma estimativa conforme o cenário na data da simulação.