Toro

Conheça os investimentos isentos de Imposto de Renda.

Saiba como reduzir a sua carga tributária e ter investimentos cada vez mais rentáveis.

Descer

Compare e simule investimentos e invista no melhor.

Teste grátis

É um fato que o Imposto de Renda é uma preocupação comum a todos os investidores. Quando se embarca em um novo mercado, é preciso saber responder algumas perguntas sobre o fisco: preciso declarar meus investimentos? Meus resultados serão tributados? Qual será a alíquota que incidirá sobre meus ativos?

O recomendado, na verdade, é que essas questões estejam respondidas antes mesmo de oficializar esta nova aplicação. A parcela paga à Receita Federal pode fazer diferença na comparação do rendimento de diferentes ativos.

Para reduzir o volume de tributos, muitos investidores buscam aplicar seu capital em ativos que garantem a isenção do imposto de renda.

Entretanto, diferente do que muitos pensam, os Bitcoins e as criptomoedas não são as únicas alternativas que o investidor tem para rendimentos isentos. O mercado financeiro está repleto de opções regulamentadas que dão esse direito aos seus proprietários.

Mesmo isentos até certo valor, os Bitcoins devem ser declarados no ajuste anual de imposto de renda.

Os investimentos abaixo fazem parte desse grupo. A compra desses ativos garante que seus rendimentos sejam completamente livres de imposto de renda, mas não significa que não devam ser declarados.

LCI e LCA.

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são extremamente populares no mercado financeiro. Diariamente, bancos e corretoras vendem milhares desses títulos para investidores que buscam ativos que escapam do imposto.

Esses títulos de renda fixa são emitidos por bancos e vendidos a terceiros, eles têm o objetivo de arrecadar recursos para financiar concessões de crédito a estes dois setores (imobiliário e agronegócio). As Letras de Crédito funcionam, dessa forma, como empréstimos às avessas.

No vencimento do título, o emissor paga ao investidor o valor investido somado a uma taxa de juros.

Debêntures Incentivadas.

As Debêntures, por sua vez, são títulos de dívida emitidos por empresas de capital aberto ou fechado. Tal como os bancos, essas organizações lançam esses papéis a mercado buscando financiar suas próprias atividades.

Entretanto, quando essas atividades envolvem projetos de infraestrutura, as debêntures recebem um pequeno incentivo: seu investidor fica isento do imposto de renda. Por isso o nome “debêntures incentivadas”.

CRI e CRA.

Os Certificados Recebíveis Imobiliários (CRI) e os Certificados Recebíveis do Agronegócio (CRA) também são títulos de renda fixa que prometem o pagamento de rendimentos ao seu investidor. Ambos os títulos são emitidos por instituições financeiras que os vinculam a dívidas existentes.

Parece complicado, mas o importante é que esses ativos atraem milhares de investidores por também terem seus rendimentos livres do imposto.

Extra: ganhos com ações.

Quando um investidor lucra vendendo até R$20 mil em ações, esses ganhos também são dispensados pela Receita. Lembrando que essa regra só é válida quando a venda ocorra em um dia diferente de quando foi realizada a compra.

O que rende mais: investimentos com ou sem IR?

Por mais que os investimentos isentos pareçam mais atrativos, sempre é recomendado que o investidor conheça também as opções que não possuam esses incentivos tributários. Muitas vezes, mesmo retirando a parcela da Receita, a rentabilidade oferecida por eles é ainda maior.

Como este não é o único fator a ser analisado, alguns investidores acabam desnorteados com as tantas opções disponíveis no mercado. A fim de tornar esse processo mais simples, uma nova corretora de valores criou um prático comparador de investimentos.

Através da Toro Investimentos, os clientes têm acesso às melhores opções do mercado em poucos cliques. Você precisa falar apenas o quanto quer investir e por quanto tempo.

A Toro faz todas as contas e mostra qual investimento vai lucrar mais, já calculando a mordida do imposto de renda.

Mesmo sem cadastro, o investidor consegue usar a ferramenta para comparar investimentos com e sem imposto de renda e descobrir qual deles será o melhor para ele ou ela.

*

Conheça o melhor comparador de investimentos do mercado.

Descubra onde investir.

Teste agora

Conheça o jeito mais fácil de comparar seus investimentos. Teste grátis