Capítulo 3
Economês para iniciantes - De A a E
Acionista - Pessoa que possui ações de uma empresa listada na Bolsa de Valores.
Acionista majoritário - Quem possui o maior número de ações com direito a voto (ordinárias) de uma empresa, fazendo com que tenha mais força sobre a empresa.
Ação - São títulos negociados na Bolsa de Valores que representam uma fração do valor das companhias ou sociedades anônimas.
ADR - Sigla para "American Depositary Receipt". São recibos de ações estrangeiras emitidos nos Estados Unidos para serem negociados nas Bolsas norte-americanas.
After market - Período de negociação extra da Bolsa de Valores, em que é possível fazer investimentos mesmo após o encerramento do pregão.
Ajuste diário - O ajuste diário é o ajuste financeiro — que pode ser de crédito ou débito — executado nas contas de compradores e vendedores do Mercado Futuro todos os dias, em função do preço de ajuste sobre as negociações do dia anterior.
Alavancagem - Espécie de limite de crédito, possibilitando que você invista um valor maior do que tem em conta.
Análise fundamentalista - Estuda o comportamento econômico e a saúde financeira da empresa e do ambiente socioeconômico para tomar a decisão de investimento, com foco especialmente no longo prazo.
Análise técnica ou gráfica - Examina o comportamento geral e os padrões gráficos dos preços das ações para que investidores possam tomar uma decisão de investimento, principalmente no curto e médio prazo.
Anbima - Sigla que significa Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. É uma das maiores entidades financeiras do Brasil e funciona como uma reguladora do mercado de ações e de capitais.
Ativo - Nome genérico dado a qualquer bem negociável: título, ação, contrato futuro, commodity.
Ancord - Sigla da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Responsável por unir e representar as empresas do mercado de capitais e financeiro.
B3 - Nome da Bolsa de Valores do Brasil, após a fusão da BM&F Bovespa com a Cetip em 2017.
Bacen - Sigla utilizada para falar do Banco Central do Brasil, autarquia autônoma responsável por garantir a estabilidade econômica do país.
Balança Comercial - Termo econômico que se refere às contas de importação e exportação de um país.
Banco de investimento - Diferentemente dos bancos tradicionais, os bancos de investimento são instituições financeiras privadas focadas exclusivamente em permitir que pessoas físicas ou jurídicas apliquem dinheiro em diversas modalidades.
Beige Book - Relatório que resume a situação econômica dos Estados Unidos, emitido pelo Federal Reserve oito vezes por ano.
Benchmark - Expressão em inglês que significa ponto de referência. O termo é usado no mercado financeiro para caracterizar um indicador usado como referência de desempenho. Por exemplo: o Ibovespa é considerado uma referência para alguns fundos de investimentos que buscam sempre superar sua performance.
Bitcoin - Criptomoeda digital, utilizada para comprar e vender produtos e serviços pela internet.
Blue Chips - Classificação usada para se referir às ações mais negociadas da Bolsa de Valores, como PETR4, ABEV3, e VALE3.
BTC - Serviço de empréstimo de ações realizado pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).
Boletim Focus - Publicação online divulgada semanalmente pelo Banco Central do Brasil que agrega as expectativas para o mercado de acordo com alguns indicadores econômicos.
Bolsa de Valores - A Bolsa de Valores é o lugar onde são negociadas, de forma segura e online, entre outras coisas: ações de empresas (como Petrobras, Vale e Ambev), títulos de renda fixa, commodities (como café, milho e dólar) e outros ativos.
BM&F Bovespa - Sigla para Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo. Foi o nome oficial da Bolsa brasileira até 2017, quando ela se tornou B3.
Câmbio - Relação entre o valor de duas moedas, que se dá através da venda, troca ou compra.
Candle - Em uma análise gráfica, o Candle representa a movimentação dos preços de uma ação no mercado por um determinado período de tempo. Assim, eles mostram o máximo de informações sobre os preços de um ativo para o investidor.
Carência - Tempo mínimo exigido para que o dinheiro fique aplicado em determinado título antes de ser resgatado pelo investidor.
Carteira de investimentos - Conjunto de ativos (como ações, cotas de fundos e títulos de renda fixa) que pertence a um investidor. Manter uma carteira bem balanceada permite diminuir os riscos e aumentar o potencial de ganho.
CBLC - Refere-se à Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia. Órgão responsável por todos os processos de custódia de ações e títulos do mercado de capitais do Brasil.
CDB - Sigla que significa Certificado de Depósito Bancário, título de renda fixa emitido por bancos que pode render mais que a Poupança.
CDI - Essa sigla significa Certificado de Depósito Interbancário. Títulos emitidos e negociados apenas entre bancos. A média da taxa cobrada entre os bancos (taxa DI) funciona como referência para alguns investimentos de renda fixa e fundos de investimento.
Cetip - Sigla referente à Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip), instituição que funciona como uma central depositária, oferecendo soluções para depósito, registro, negociação e liquidação de ativos.
Circuit breaker - Mecanismo de segurança utilizado para interromper todas as operações da Bolsa de Valores como proteção contra volatilidade em excesso.
Clube de investimento - Investidores que se agrupam para compartilhar uma mesma carteira de investimento.
CMN - O Conselho Monetário Nacional é um órgão do Sistema Financeiro Nacional que tem como missão cuidar da política da moeda e do crédito no país, com objetivo de garantir a estabilidade, o desenvolvimento econômico e social.
Commodity - Termo usado para caracterizar qualquer bem em estado bruto, produzido em larga escala e negociado continuamente.
Contratos futuros - Acordos de compra e venda de determinado ativo para uma data futura, negociados no Mercado Futuro.
COPOM - Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil. Responsável, entre outras coisas, pela determinação da taxa Selic.
Corretoras de Valores - Empresa que pertence ao Sistema Financeiro Nacional, e tem por objetivo intermediar a compra e a venda de valores mobiliários, como títulos e ações.
Cota - É uma fração de um fundo de investimento. Sendo que as cotas de um mesmo fundo podem ser adquiridas por vários investidores.
Cotação - Preço de determinado ativo negociado no mercado financeiro, utilizado como referência para realizar um investimento caso haja perspectiva de valorização ou desvalorização.
Criptomoeda - Ativo virtual que funciona como meio de troca e usa a criptografia e a tecnologia para garantir o funcionamento descentralizado de negociações entre pessoas e empresas, sem a necessidade de intermediários, pela internet.
CVM - A Comissão de Valores Mobiliários é uma entidade pública e autárquica vinculada ao Ministério da Fazenda. Entre seus maiores objetivos está fazer com que todos possam investir com segurança e transparência.
Day Trade - Operações de compra e venda de ativos de curtíssimo prazo, isto é, que começam e terminam no mesmo dia.
Debênture - Título de dívida emitido por empresas privadas em busca de recursos para, entre outras coisas, expandir o negócio e pagar débitos.
Deflação - Termo que indica inflação negativa. Dessa forma, se refere à queda do nível geral de preços causada por oferta excessiva de produtos ou por diminuição da demanda pelos consumidores.
Derivativos - Contratos que derivam de outros ativos e que têm vencimento futuro, por exemplo: contratos futuros de dólar, milho ou índice.
Diversificação - Estratégia utilizada para diminuir riscos e aumentar possibilidades de bons resultados. Funciona com a distribuição do total a ser investido em diferentes títulos e ativos.
Dividendos - Parte dos lucros de uma empresa distribuída a seus acionistas como forma de remuneração.
Dólar - Moeda vinculada a uma das economias mais fortes do mundo: os Estados Unidos. Existem vários tipos de dólar: dólar comercial (usado pelas grandes empresas para efetuar importação e exportação de mercadorias), dólar turismo (usado como referência para viagens no exterior), dólar futuro (contrato da venda ou compra de dólar para um prazo futuro) e dólar paralelo (negociado de forma clandestina e sem o reconhecimento do Banco Central).
Dow Jones - Também chamado de DJIA ou Dow Jones 30, é um dos índices mais famosos do mundo. Foi criado pelo The Wall Street Journal e reúne 30 ações de empresas escolhidas pelo jornal.
EBITDA - Sigla em inglês que indica o lucro de uma empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
Emolumentos - Taxa cobrada pela Bolsa de Valores sobre as operações de compra e venda de ativos financeiros. A cobrança é feita para pagar os gastos envolvidos nesse tipo de transação.
Especulação - Negociação de ativos realizada com o objetivo de obter lucro no curto prazo.
ETF - Essa sigla em inglês significa Exchange Traded Funds, e se refere a fundos de índices negociados como ações.