Cadastre-se grátis

Veja os 40 melhores livros de investimentos de todos os tempos

Navegação Rápida

Aprendendo mais sobre investimentos

Investir bem é uma habilidade essencial para quem deseja alcançar a independência financeira e ter uma vida mais próspera. E, para isso, é preciso estar sempre em busca de conhecimento e atualização sobre o assunto. Nesse sentido, a leitura de livros sobre investimentos pode ser uma excelente forma de se aprimorar.

Algumas obras sobre finanças figuram entre os best-sellers sobre o assunto mesmo décadas após serem escritos.

Neste conteúdo, apresentamos uma seleção dos melhores livros sobre investimentos, com dicas valiosas de grandes investidores e técnicas indispensáveis para quem deseja melhorar seus resultados financeiros, escolher as melhores aplicações e aumentar muito a sua rentabilidade.

Leia até o final e monte a sua próxima meta de leitura para esse ano!

Por que ler livros sobre investimentos?

Você deve estar se perguntando: na era da internet, por que ler livros sobre investimentos? Há diversos motivos pelos quais vale a pena ler livros de investimentos, economia e mercado financeiro. Entre eles, podemos destacar:

Mais conhecimento para tomar decisões

Esses livros oferecem um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, o que pode ajudar a tomar decisões financeiras mais acertadas.

Inspiração

Eles trazem dicas de grandes investidores, histórias inspiradoras e técnicas valiosas que podem ser aplicadas no dia a dia

Visão holística

Permitem que se tenha uma visão mais ampla do mercado financeiro e de suas tendências, o que é fundamental para quem deseja investir com segurança. 

Mudar a mentalidade

A leitura de livros sobre investimentos pode ser uma forma de desenvolver uma mentalidade empreendedora e de pensar fora da caixa, o que pode ser útil não só na área financeira, mas em diversas outras áreas da vida.

Além disso, por meio da leitura dos melhores livros de investimentos, também aprendemos quais erros devemos evitar no mercado e na escolha de ativos para comprar, quais estratégias que já deram certo ou errado no passado, conforme diferentes cenários econômicos.

Quais são os melhores livros de investimentos?

Sem mais delongas, vamos listar alguns dos livros sobre investimentos mais vendidos e procurados pelos investidores. A apresentação da lista é meramente aleatória e não significa um ordenamento do melhor para o pior. Portanto, veja qual atrai mais o seu interesse para começar hoje mesmo.

1. O investidor inteligente, de Benjamin Graham

o-investidor-inteligente

Praticamente em toda lista de livros de investimentos você encontrará esse título. “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham, é um dos livros mais influentes sobre investimentos já escritos.

Publicado pela primeira vez em 1949, ele ensina a investir com segurança e inteligência, apresentando técnicas de análise de ações e estratégias de longo prazo.

A leitura desse livro é essencial para quem deseja se tornar um investidor bem-sucedido e consciente dos riscos e oportunidades do mercado financeiro.

2. Investindo em Ações no Longo Prazo, de Jeremy Siegel

Investindo-em-Acoes-no-longo-Prazo

“Investindo em Ações no Longo Prazo: o guia indispensável do investidor do mercado financeiro”, de Jeremy Siegel, é um livro clássico e muito respeitado sobre investimentos em ações. Nele, o autor apresenta uma abordagem de longo prazo para investir em ações, baseada em análises fundamentais, diversificação e paciência.

A obra também traz dados históricos e inéditos que mostram a rentabilidade e os benefícios de investir em ações a longo prazo, comparando com outros tipos de aplicações, contra a inflação, o peso dos impostos e muito mais.

A leitura desse livro é indicada para investidores que buscam uma estratégia sólida e consistente para investir em ações por muitas e muitas décadas, além de uma melhor compreensão dos princípios de investimentos em geral.

3. Ações comuns, lucros extraordinários, de Philip Fisher

Acoes-comuns-lucros-extraordinarios

Também na nossa lista que podemos chamar de clássicos, isto é, aqueles livros que transcendem a época em que foram escritos, temos o “Ações Comuns Lucros Extraordinários”, escrito por Philip Fisher. 

Nesta obra, Fisher apresenta sua abordagem de análise de empresas e ações, com foco em identificar empresas com forte potencial de crescimento a longo prazo. A obra também traz insights sobre como avaliar a administração da empresa, seus produtos e serviços, além de ensinar a importância de uma análise aprofundada antes de investir.

Destacamos esse título como vital para investidores que buscam escolher empresas com base em Análise Fundamentalista.

4. O jeito Peter Lynch de investir, de Peter Lynch e John Rothchild

O-jeito-Peter-Lynch-de-investir

O livro “O jeito Peter Lynch de investir: as estratégias vencedoras de quem transformou Wall Street” também indicado para quem busca construir uma carteira de ações vencedora.

O renomado e extremamente bem sucedido gestor Peter Lynch compartilha sua experiência e ensina sua abordagem de investimento em empresas que apresentam potencial de crescimento a longo prazo.

O livro traz dicas valiosas sobre como analisar empresas, setores e ações, além de mostrar como identificar oportunidades de investimento.

Até mesmo um investidor iniciante pode se beneficiar dos seus ensinamentos, assim como aqueles que desejam aprender com um dos maiores investidores da história e aplicar suas estratégias para alcançar sucesso no mercado financeiro.

5. Batendo o Mercado, de Peter Lynch

Batendo-Mercado-Peter-Lynch

Mais um título de Peter Lynch, “Batendo o mercado: histórias e estratégias vencedoras”, ensina a investir em ações com estratégias vencedoras. Lynch apresenta suas ideias para escolher ações vencedoras, por meio de uma Análise Fundamentalista de qualidade e insights sobre o comportamento do mercado em geral dos investidores. 

Ele também constrói um guia para escolher ações com um passo a passo, como realizar uma boa pesquisa antes de decidir em qual papel colocar dinheiro, como desenvolver uma estratégia em Fundos mútuos e praticar a filosofia do “invista no que você conhece”. 

6. O jeito Warren Buffett de investir, de Robert G. Hagstrom

O-Jeito-de-Warren-Buffett-de-Investir

“O jeito Warren Buffett de investir: os segredos do maior investidor do mundo” é uma obra que explora a filosofia e estratégias de investimento do lendário investidor Warren Buffett.

O autor apresenta a abordagem de Buffett, também baseada em Análise Fundamentalista, investimentos em empresas de qualidade e longo prazo, além de sua aversão ao risco excessivo.

Espera-se dessa leitura uma compreensão mais profunda do pensamento de Buffett e de como ele alcançou tanto sucesso em sua carreira.

7. O investidor de bom senso, de John C. Bogle

O-investidor-de-bom-senso-1

No livro “O investidor de bom senso: a melhor maneira de garantir um bom desempenho no mercado de ações”, Bogle discorre sobre uma abordagem de investimento de longo prazo baseada em indexação, diversificação e minimização de custos.

Bogle, que também é o fundador da Vanguard Group, defende a ideia de que a simplicidade e a paciência são as chaves para alcançar sucesso no mercado financeiro.

8. Os ensaios de Warren Buffett: lições para investidores e administradores, de Warren Buffet

Os-ensaios-Warren-Buffett

Essa coletânea de cartas anuais de Warren Buffet para os acionistas da Berkshire Hathaway compartilha sua filosofia de investimento, insights sobre o mercado financeiro e reflexões sobre administração de empresas.

O investidor aprende lições valiosas sobre investimentos de longo prazo, a importância de entender o valor intrínseco das empresas, a gestão de riscos, o papel da liderança e muito mais. 

9. The Four Pillars of Investing, de William Bernstein

The-Four-Pillars-of-Investing

William Bernstein escreve em “The four pillars of Investing: lessons for building a winning portfolio” (Os 4 pilares do investimento: lições para construir um portfólio vencedor, em português), as quatro principais bases para uma estratégia de investimento bem-sucedida.

Segundo ele, tais pilares são: teoria da carteira, história financeira, psicologia do investidor e investimentos individuais.

O investidor aprende a importância de uma abordagem de investimento baseada em evidências, como as crises financeiras afetam o mercado, como a emoção pode interferir nas decisões de investimento e como selecionar investimentos que se encaixem em sua estratégia geral.

10. Um passeio aleatório por Wall Street, de Burton G. Malkiel

Um-passeio-aleatório-por-Wall-Street-1

“Um passeio aleatório por Wall Street: um guia clássico e abrangente para investir com sucesso” explora, com base em pesquisas e estudos, além da experiência como economista e consultor financeiro do autor, a teoria da eficiência do mercado e defende a abordagem de investimento em índices de mercado.

O investidor aprende que tentar prever o desempenho do mercado é ineficaz e que a melhor estratégia é investir em uma carteira diversificada de ações de empresas bem estabelecidas por meio de Fundos de índice, os populares ETFs. 

11. A Interpretação das demonstrações financeiras, de Benjamin Graham e Spencer Meredith

A-Interpretacao-das-demonstracoes-financeiras

“A Interpretação das Demonstrações Financeiras”, de Benjamin Graham e Spencer Meredith, é um livro que ensina como ler e analisar demonstrações financeiras de empresas, fornecendo aos investidores uma compreensão aprofundada das finanças corporativas.

O investidor aprende como identificar empresas com bons fundamentos, como avaliar sua solvência, rentabilidade e fluxo de caixa, bem como compará-las com outras empresas do mesmo setor.

Ou seja, a leitura é útil para investidores iniciantes e experientes que desejam tomar decisões informadas e estarem preparados para todas as temporadas de balanços. 

12. O mais importante para o investidor, de Howard Marks

O-mais-importante-para-investidor

Esse também é um título frequente na lista dos clássicos sobre o mercado financeiro. “O mais importante para o investidor: lições de um gênio do mercado financeiro” aborda os principais conceitos e desafios relacionados ao investimento em diferentes mercados e ativos.

O autor apresenta uma visão pragmática sobre como avaliar riscos e oportunidades, identificar mudanças de tendências, e gerenciar riscos em um ambiente de incerteza.

O investidor aprende a importância da diversificação, da paciência, da disciplina, e de como desenvolver uma estratégia própria para alcançar seus objetivos financeiros.

13. Mercados Adaptáveis, de Andrew W. Lo

mercados-adaptaveis-1

“Mercados adaptáveis: Evolução financeira na velocidade do pensamento” é um livro que explora a dinâmica dos mercados financeiros e como eles evoluem ao longo do tempo.

O autor argumenta que os mercados são sistemas complexos e adaptativos que requerem estratégias de investimento flexíveis e uma abordagem multidisciplinar.

O investidor pode aprender a importância de entender a psicologia dos mercados, as limitações da teoria econômica clássica, a importância do aprendizado de máquina e da inteligência artificial na tomada de decisões de construção de portfólio e administração de sua riqueza, entre outras coisas.

14. Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter

pai-rico-pai-pobre

Outro livro indispensável em qualquer lista sobre obras que tratam de finanças pessoais. O autor argumenta que a educação financeira é crucial para alcançar a independência financeira e que a maioria das pessoas não recebe essa educação nas escolas.

O investidor pode aprender sobre finanças pessoais, como construir ativos em vez de apenas acumular dívidas e como desenvolver uma mentalidade empreendedora. A leitura é valiosa para pessoas que desejam melhorar sua situação e alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

15. Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações, de Aswath Damodaran

valuation-damodaran

“Valuation: Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações”, de Aswath Damodaran, é um livro que ensina como avaliar empresas e determinar seu valor intrínseco, ou seja, também chamado de “valor justo”, um dos passos fundamentais do value investing

O autor apresenta um método sistemático e abrangente para avaliar empresas com base em uma série de técnicas financeiras e contábeis. O investidor pode aprender a importância da Análise Fundamentalista, como calcular métricas financeiras importantes, como o fluxo de caixa livre, como escolher empresas com bons fundamentos e como avaliar riscos e oportunidades.

16. The Only Investment Guide You’ll Ever Need, de Andrew Tobias

The-Only-Investment-Guide-You-ll-Ever-Need

Andrew Tobias apresenta, nesta obra, uma abordagem prática e simplificada para investir dinheiro. O autor fornece orientações sobre como economizar dinheiro, como reduzir dívidas e como construir um portfólio de investimentos diversificado.

Aqui, aprendemos a importância da disciplina financeira, como evitar armadilhas comuns de investimento e como escolher estratégias de investimento que sejam adequadas às suas metas e perfil de risco.

17. Winning the Loser’s Game, de Charles D. Ellis

Winning-the-Losers-Game

Este livro explica omo os investidores podem alcançar melhores resultados no mercado financeiro através de estratégias simples, de baixo custo e de longo prazo.

O autor enfatiza a importância da disciplina financeira, diversificação de portfólio e gestão de risco, bem como a necessidade de se afastar das tendências e estratégias de investimento que não são baseadas em fundamentos sólidos para fugir de armadilhas comuns no mercado.

18. O rei dos dividendos, de Luiz Barsi Filho

rei-dos-dividendos

O notório investidor brasileiro Luiz Barsi Filho explora, em “O rei dos dividendos: a saga do filho de imigrantes pobres que se tornou o maior investidor pessoa física da bolsa de valores brasileira”, a estratégia de investimento em ações com foco em dividendos.

Barsi compartilha suas experiências pessoais e ensina, por meio de dicas práticas, a importância de escolher empresas com fundamentos sólidos, gerenciamento financeiro responsável e histórico consistente de pagamento de dividendos, bem como a necessidade de paciência e disciplina para obter retornos consistentes ao longo do tempo.

19. A jogada do século, de Michael Lewis

jogada-do-seculo

Em um clássico adaptado para as telas dos cinemas, Michael Lewis conta a história de como um grupo de investidores conseguiu antecipar e lucrar com a crise financeira de 2008, ao apostar contra o mercado imobiliário americano.

A leitura fornece insights sobre o funcionamento do mercado financeiro, a tomada de decisões de investimento e a importância da análise de risco.

O livro também destaca como as instituições financeiras podem ser motivadas por interesses próprios em detrimento dos investidores, reforçando a necessidade de uma abordagem crítica e informada ao investir.

20. A ascensão do dinheiro, de Niall Ferguson

ascencao-do-dinheiro

Em uma obra para quem se interessa não apenas pelo mercado financeiro, mas também pela economia de modo geral, Niall Ferguson conta a história da evolução do dinheiro, das primeiras formas de comércio até os sistemas financeiros modernos.

O autor explora as razões por trás do sucesso econômico de algumas sociedades e como a evolução do dinheiro e das finanças foi um fator-chave para esse sucesso.

A leitura fornece insights sobre o papel do dinheiro na história da humanidade, o funcionamento das finanças internacionais e a importância da regulação financeira. 

21. Crash: uma breve história da economia, de Alexandre Versignassi

crash-economia

Com uma liguagem, simples, descomplicada e divertida, o jornalista Alexandre Versignassi narra, de forma clara e acessível, a história econômica do mundo, desde a antiguidade até a crise financeira de 2008.

O autor explica conceitos econômicos complexos em termos simples e apresenta exemplos históricos relevantes para cada tema abordado. A leitura oferece uma compreensão ampla sobre a evolução do pensamento econômico, crises financeiras e seus impactos na economia global, além de apresentar diferentes teorias econômicas. 

22. Loucura do livre mercado, de Peter A. Ubel

loucura-do-livre-mercado

“Loucura do Livre Mercado”, do médico Peter A. Ubel, é um livro que questiona o papel do livre mercado na área da saúde. O autor argumenta que a busca pelo lucro pode prejudicar o acesso à saúde de qualidade para muitas pessoas e aponta as falhas do atual sistema de saúde americano.

O médico apresenta exemplos de como a busca pelo lucro pode levar a decisões médicas equivocadas e a falta de transparência na precificação de medicamentos e tratamentos. A leitura nos ajuda a compreender os desafios da saúde pública e a importância de políticas públicas equilibradas para garantir o acesso à saúde de qualidade para todos.

23. Security Analysis, de Benjamin Graham e Dodd David

security-analysis

“Security Analysis” é considerado um dos livros mais importantes sobre análise de investimentos já escritos. Publicado pela primeira vez em 1934, foi escrito por Benjamin Graham e David Dodd e é considerado a bíblia do investimento em valor.

O livro ensina aos investidores como analisar as demonstrações financeiras de empresas e identificar as que estão subvalorizadas pelo mercado, com base em uma análise detalhada de seus ativos, passivos e fluxos de caixa. Ele também aborda técnicas avançadas de investimento em ações, como arbitragem e alavancagem.

Outros livros para incluir na sua lista

Além das obras citadas anteriormente, outros títulos podem fazer parte da sua lista de leitura para os próximos meses e anos. São eles: 

23. A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade, de Morgan Housel.

24. O homem mais rico da Babilônia, de George S. Clason.

25. Os segredos da mente milionária: aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas, de T. Harv Eker. 

26. Dominando o ciclo de mercado: aprenda a reconhecer padrões para investir com segurança, de Howard Marks. 

27. Princípios, de Ray Dalio.

28. Os axiomas de Zurique, de Max Gunther.

29. The dividend investor: a safe and sure way to beat the market with high-yield dividend stocks, de Harvey Knowles.

30. A bola de neve: Warren Buffett e o negócio da vida, de Alice Schroeder. 

31. A lógica do cisne negro: o impacto do altamente improvável, de Nassim Taleb. 

32. Warren Buffett e a análise de balanços: como identificar empresas com vantagem competitiva de longo prazo por meio de suas demonstrações financeiras, de Mary Buffet. 

33. A fórmula mágica de Joel Greenblatt para bater o mercado de ações, de Joel Greenblatt.

34. Faça fortuna com ações, antes que seja tarde, de Décio Bazin. 

35. Mais esperto que o Diabo, de Napoleon Hill.

36. Avaliando empresas, investindo em ações: a Aplicação Prática da Análise Fundamentalista na Avaliação de Empresas, de Carlos Alberto Debastiani.

37. Filosofias de investimento, de Aswath Damodaran.

38. Investidores conservadores dormem tranquilos, de Philip Fisher.

39. Mentes brilhantes, rombos bilionários, de Scott Patterson.

40. Exuberância Irracional, Robert Shiller. 

Como aprender mais sobre investimentos?

Para aprender mais sobre investimentos, é importante buscar fontes confiáveis e com conteúdo relevante. A Toro Investimentos é uma excelente opção, oferecendo diversos recursos aos investidores.

Para dominar todos os conceitos, aqui na Toro você tem acesso a:

  • Cursos de educação financeira.
  • Cursos sobre investimentos na Bolsa e outros ativos.
  • Cursos sobre trading e suas técnicas.
  • E-books gratuitos.
  • Relatórios especiais do nosso time de Análise.
  • Análises completas sobre as empresas da Bolsa e seus resultados.
  • Conteúdo em vídeo no nosso canal no Youtube.
  • Morning Call diário.
  • Live de mercado ao vivo.
  • Entre outros conteúdos.

Os investidores também contam com carteiras recomendadas pela Toro, elaboradas por analistas e atualizadas regularmente, facilitando a escolha das melhores oportunidades de investimento.

Com a ampla variedade de recursos oferecidos pela Toro Investimentos, é possível aprender muito sobre investimentos e tornar-se um investidor mais qualificado e preparado para enfrentar as melhores oportunidades do mercado financeiro.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!