Toro

Exchange de bitcoins ou corretoras: por onde investir?

Veja onde os investidores têm a melhor experiência de investimento.

Descer

Conheça o jeito mais fácil de investir na Bolsa.

Conheça a Toro

O caminho normal para investir em Bitcoins, ou em outra criptomoeda qualquer, é através das chamadas Exchanges. Essas grandes plataformas virtuais são, muitas vezes, comparadas às corretoras de valores tradicionais.

Entretanto, poucos sabem que elas são completamente diferentes dessas instituições.

Em poucas palavras, as Exchanges são ambientes que possibilitam a compra e a venda de criptomoedas. Cada uma estabelece suas próprias taxas, custos e formas de pagamento. Por essa descrição básica, é possível entender porque muitos investidores acreditam que elas sejam semelhantes às corretoras do mercado financeiro.

Para uma corretora abrir as portas, há um longo caminho para garantir que todos os seus processos estejam de acordo com as regras do Banco Central e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A regulação imposta por esses e outros órgãos garante que o seu funcionamento seja o melhor possível para seus clientes.

Os regulamentos e as regras deixam a atuação das corretoras mais transparente e justa para seus clientes.

As Exchanges, por sua vez, também exigem grande esforço e investimento para serem criadas. Entretanto, a falta de regras e leis deixam seu funcionamento bastante nebuloso para o seu usuário.

Foram listados abaixo cinco pontos que o investidor sai na frente quando opta por investir através de uma corretora. É fundamental conhecê-los antes de investir em Bitcoins ou em outro ativo.

Investindo com segurança: ambiente livre de oportunismo.

Além de autorizada pelo Banco Central, para uma corretora operar, ela deve ser auditada frequentemente por agentes externos. Essa supervisão garante que a sua atuação esteja de acordo com a lei e com os direitos do investidor.

Como não há qualquer tipo de fiscalização de exchanges, nada as impede de prejudicar os seus investidores. Esse cenário dá espaço ao aparecimento de golpes e esquemas de pirâmide, por exemplo.

Investindo com confiança: credibilidade é fundamental na hora do investimento.

Quando o assunto é dinheiro, é normal exigir credibilidade dos agentes que estarão envolvidos em todos esses processos. É inimaginável entregar aquilo que foi cuidadosamente poupado a um estranho.

Essa é a realidade de quem investe em criptomoedas por exchanges. Com o conhecimento necessário, qualquer pessoa pode abrir uma dessas plataformas e, muitas vezes anonimamente e fora do país. Algo inimaginável quando se pensa em corretoras tradicionais.

Investindo com eficiência: a rapidez é essencial para o sucesso.

Como o mercado financeiro e o universo das criptomoedas funcionam basicamente através da internet, as plataformas são a porta de entrada para o investidor chegar até seus investimentos.

Esse ambiente deve sempre prezar pela eficiência, clareza e agilidade. Um erro de sistema pode causar prejuízos astronômicos a diversos investidores.

Diferentemente das corretoras, as Exchanges têm históricos bem complicados quando se trata desse assunto. Ataques de hackers, falhas no saque e depósito e outros erros já assustaram milhares de investidores de Bitcoins.

Investindo com transparência: conheça os seus direitos.

Toda a relação do investidor com a sua corretora está descrita cuidadosamente por um contrato, de acordo com as normas exigidas pelo Banco Central. Nada fora dele pode ser cobrado, exigido ou desobedecido.

As exchanges, por sua vez, também possuem um acordo entre elas e seus usuários. A diferença é que não há ninguém capaz de determinar se esse trato é abusivo, injusto ou indevido.

Investindo de acordo com o seu perfil: investimento sob medida.

Quando um novo investidor se cadastra a uma corretora, são perguntadas algumas questões a ele para determinar seu perfil de investimento. Por lei, essas instituições não podem vender produtos e ativos que não encaixem com o resultado desse teste.

Após conhecer o seu perfil, seus investimentos ficam muito mais assertivos.

As exchanges não funcionam dessa maneira. Como elas não têm conhecimento em relação aos seus investidores, eles podem acabar com moedas em carteiras completamente incompatíveis a seu perfil.

Existem ainda outras diversas vantagens quando se compara corretoras com Exchanges, basta se informar para descobrir. Essas são apenas algumas poucas que podem fazer diferença quando está optando pelo investimento certo para você.

Uma nova corretora surgiu no mercado com o objetivo de tornar esses cinco pontos ainda mais claros aos seus clientes. Investir pela Toro Investimentos é investir com segurança, confiança, eficiência, transparência e tudo isso de acordo com o seu perfil.

*

A melhor experiência digital de investimentos do mundo.

Conheça o jeito mais fácil de investir na Bolsa de Valores.

Conheça a Toro

Conheça o jeito mais fácil de investir na Bolsa de Valores. Conheça a Toro