Capítulo 4
Como investir em Fundos DI?
Você deve ter chegado até esse ponto se perguntando: mas afinal, como posso investir em Fundos DI? Pois saiba que chegou o momento de responder essa pergunta. Antes de qualquer coisa, temos que afirmar que esse processo é muito simples e parecido com outras modalidades de investimento.
Conta aberta
Em primeiro lugar, você precisará abrir uma conta em uma corretora de valores. Selecione aquela que oferece o melhor serviço pelo preço mais convidativo.
Transferência de valores
Com a conta na corretora aberta, basta enviar dinheiro para lá por meio de transferências (como DOC ou TED, por exemplo) ou outro meio disponibilizado pela corretora que você selecionou.
Escolha certa
Em seguida, você vai escolher um Fundo DI que mais se adequa ao seu perfil e aos seus objetivos financeiros. Lembre-se de seguir por esta etapa com atenção, para não ter surpresas desagradáveis.
Apesar de simples, esse processo precisará de um pouco mais da sua atenção, afinal, é primordial que você conheça o fundo que pretende investir. Para isso, leia os termos e condições que são disponibilizados antes de fazer a aplicação.
Esses documentos são elaborados para que você conheça bem o fundo que deseja aplicar. Muitas pessoas ignoram essa etapa e, por euforia ou falta de conhecimento, acabam adquirindo papéis que não estão de acordo com os seus objetivos e perfil.
O possível resultado disso é o que você já deve imaginar: um retorno bem ruim ou muito abaixo do esperado.
É por isso que muitas pessoas acabam tendo experiências ruins, que, na maioria dos casos, foram causadas por problemas que poderiam ser facilmente evitados, se fizessem o esforço necessário para saber as informações essenciais do investimento.
Para fugir desse problema, uma boa dica é contar com a ajuda dos profissionais da sua corretora de valores. Eles podem te auxiliar bastante na hora de entender quais títulos são mais interessantes para as suas necessidades e expectativas.