Capítulo 1
O que é IGPM - Índice Geral de Preços do Mercado?
Iniciantes em investimento, muitas vezes, se deparam com termos específicos do mercado financeiro. Então, é bastante comum ter algumas dúvidas. Um dos nomes mais comentados desse universo é o índice IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Você provavelmente já deve ter ouvido falar dele nos noticiários ou, então, se mora de aluguel, na hora de reajustar o valor.
É fundamental entender o que é IGP-M e IGP-M acumulado. Afinal, eles podem ser determinantes no seu dia a dia e também na hora de investir seu dinheiro.
O índice IGP-M foi criado no final dos anos 1940 para medir o movimento dos preços de forma geral. Por isso, ele tem o objetivo de ser mais abrangente que outros índices do mercado.
Isso acontece porque seu cálculo é baseado em diversos indicadores, como:
- IPA-M — Índice de Preços do Atacado - Mercado.
- IPC-M — Índice de Preços do Consumidor - Mercado.
- INCC-M — Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado.
Sendo assim, podemos dizer que o IGP-M envolve uma série de fatores para ser calculado. Essa diversidade ajuda a perceber que ele é muito relevante. Na prática, acaba funcionando como um indicador macroeconômico. Isto é, é possível ter uma noção do estado atual da economia brasileira e da inflação por meio dele.
Outra de suas funções — talvez a mais importante delas — é ser um indexador de contratos (aluguel, tarifas públicas, seguros, etc.). Dessa forma, ele influencia diretamente suas finanças, porque está relacionado a gastos do dia a dia, como:
- Educação: Mensalidade de escolas e universidades.
- Imóveis: Aluguéis de imóveis comerciais e residenciais.
- Energia: Tarifa de energia elétrica.
- Seguros: Algumas modalidades de seguro.
- Saúde: Determinados planos de saúde.
Por fim, esse indicador também causa uma interferência significativa em seus investimentos, porque ele se associa a várias aplicações.
Enfim, tanto para as pessoas que investem quanto para aquelas que não têm esse hábito, é essencial entender o que é IGP-M, já que a importância desse índice pode ser notada em vários setores econômicos.
O IGP-M é popularmente chamado de "inflação do aluguel". Esse apelido foi dado porque o reajuste anual dos contratos de aluguel geralmente tem o IGPM como base.
Desse modo, ele é usado como parâmetro na hora de alterar o valor mensal que você paga ao proprietário do imóvel.
Portanto, pessoas que sabem como acompanhá-lo e compreendem sua importância acabam levando vantagem em relação a quem não sabe do que se trata. A seguir, você vai ver como esse acompanhamento pode ser feito e como esses dados podem te ajudar a investir mais e melhor.
