Cadastre-se grátis

Cálculo Imposto de Renda 2024: veja a tabela e como calcular

Antes de falarmos sobre o cálculo do Imposto de Renda em 2024, é importante deixar claro a diferença entre o Imposto de Renda e o Imposto de Renda retido na fonte.

O Imposto de Renda é o tributo pago por contribuintes de acordo com a renda de cada pessoa.

Essa tarifa deve ser paga por todos os contribuintes que se enquadram dentro das regras de obrigatoriedade da Receita Federal e deve ser controlada por meio da declaração do Imposto de Renda, realizada uma vez por ano.

Por outro lado, quando falamos em Imposto de Renda retido na fonte, estamos falando sobre o percentual do Imposto de Renda que é recolhido automaticamente no momento do recebimento de um rendimento tributável.

O principal caso de Imposto de Renda retido na fonte é o salário do trabalhador. Os funcionários que possuem carteira assinada, e estão dentro do quadro dos contribuintes obrigados a pagar o imposto, mensalmente recebem seus rendimentos já com o desconto do IR.

Ficou claro a diferença entre esses dois termos? Agora que você já sabe, é importante saber que o cálculo possível de ser feito é do Imposto de Renda retido na fonte.

Cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte

Para calcular o Imposto de Renda retido na fonte você vai precisar ter em mãos os seguintes dados:

  • Valor do salário bruto.
  • Valor da dedução por despesas.
  • Valor da dedução por dependentes.
  • INSS multiplicado pela Alíquota.

Assim que você conseguir esses valores, basta aplicar na seguinte fórmula:

Imposto de Renda retido na fonte =
[(Salário bruto – dependentes – INSS) X alíquota] – dedução

Se você quer saber qual o valor do seu Imposto de Renda, a saída é realizar a declaração da renda e apresentar todas as informações. Isso acontece porque, na maioria das vezes, o imposto é calculado de acordo com os rendimentos totais e as despesas que podem ser deduzidas deste imposto. Como cada pessoa possui esses dados diferentes é preciso fazer a declaração para saber o valor do tributo.

Além do desconto do INSS sinalizado na tabela do Imposto de Renda que apresentamos, há outras deduções que ajudam a reduzir a quantia a ser paga do tributo.

Gastos com educação, saúde e pensão alimentícia, são exemplos que fatores que influenciam o cálculo e tornam quase impossível estabelecer um padrão para todos os contribuintes.

Essa vantagem é uma mão na roda, pois te permite começar a planejar o que fazer caso receba a restituição desde já. Você pode investir em boas oportunidades do mercado para te ajudar a alcançar objetivos que sempre quis: fazer um curso, comprar a casa própria, viajar nas férias e tantas outras possibilidades.

Como é feito o cálculo da restituição de Imposto de Renda?

A restituição é feita considerando a base de cálculo do IR e os ganhos do cidadão em um ano. Essa base representa o resultado da diferença entre todos os rendimentos recebidos em um ano (com exceção dos isentos, não tributáveis, tributáveis exclusivamente na fonte ou sujeitos à tributação definitiva) e as deduções previstas em lei (saúde, educação, dependentes, doações etc).

Após determinar a base de cálculo e identificar a faixa correspondente na tabela, a Receita Federal realiza o cálculo do valor devido pelo contribuinte ao fisco.

Após a entrega da declaração, a Receita verifica os pagamentos de imposto de renda efetuados ao longo do ano pelo contribuinte e os compara com o valor que deveria ter sido pago. O imposto já pago é então subtraído do imposto devido.

Como pagar até 12% menos Imposto de Renda?

Você sabia que pode deduzir até 12% da sua renda tributável do ano anterior? Essa é uma das principais vantagens do investimento em Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), uma modalidade de previdência privada.

Você pode diminuir a base de cálculo que será apurado o IR a ser pago, fazendo com que o total do tributo também seja reduzido.

Fazendo a declaração completa PGBL ao invés de optar pela declaração simplificada, você pode desbloquear mais de R$2.500 da sua restituição do IR. 

Clique na imagem a seguir e descubra quanto você está deixando de ganhar anualmente com a sua restituição do Imposto de Renda.

Tabela de Cálculo do Imposto de Renda 2024

Se você pesquisar sobre como fazer o cálculo do Imposto de Renda, vai encontrar algumas informações confusas e desorganizadas sobre este imposto. Essa confusão acontece porque muita gente confunde o cálculo do Imposto de Renda com o cálculo do Imposto de Renda retido direto na fonte, principalmente dos trabalhadores.

É fundamental que você entenda o processo, para realizar a declaração do Imposto de Renda 2024 sem erros e compreender os valores que você paga mensalmente.

A Receita Federal utiliza a tabela do Imposto de Renda para basear as porcentagens de desconto e o valor que deve ser deduzido na hora de calcular o valor do tributo. A tabela apresenta dois dados importantes, utilizados para deixar mais claro qual o valor que você paga de imposto.

  • Alíquota: a porcentagem do desconto que é utilizada como base para a arrecadação do Imposto de Renda Retido na Fonte. Este dado é muito importante, sobretudo, para trabalhadores que podem ver esse desconto em seus contracheques.
  • Dedução do IR: valor que deve ser utilizado na hora de apresentar os rendimentos passíveis de dedução.
  • A tabela do Imposto de Renda utiliza uma forma progressiva. Dessa forma, quanto maior for o rendimento do contribuinte, maior será a alíquota e o valor a ser utilizado na hora da dedução do imposto.

Tabela da alíquota usada no Cálculo do Imposto de Renda

Confira a qual é a alíquota aplicada em cada faixa de renda na tabela a seguir:

Base de cálculo do Imposto de Renda
Base de cálculoAlíquotaParcela a deduzir
Até R$ 2.112,00*IsentoIsento
De R$ 2.112,00 até R$ 2.826,657,5%R$ 158,40
De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,0515%R$ 370,40
De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,6822,5%R$ 651,73
Acima de R$ 4.664,6827,5%R$ 884,96

⚠️ *Importante: a estrutura da tabela de Imposto de Renda 2023 permanece inalterada. O acréscimo da isenção para R$ 2.640, divulgado pelo novo governo, somente será aplicado na declaração referente ao ano base de 2024. Para a declaração de 2023, a isenção atual é de no máximo R$2.112,00 por mês.

O que é parcela a deduzir?

A parcela a deduzir é um valor fixo estabelecido pela legislação do Imposto de Renda (IR) que pode ser subtraído do valor total do imposto a pagar. Essa dedução tem como objetivo reduzir o montante final do imposto devido pelo contribuinte.

A parcela a deduzir é uma forma de amenizar o impacto do IR sobre a renda do contribuinte, funcionando como um desconto direto no valor a ser pago. Ela é aplicada após o cálculo do imposto com base nas alíquotas progressivas correspondentes à faixa de renda em que o contribuinte se enquadra.

Saber qual o percentual a ser descontado dos seus ganhos é importante para que você possa fazer planos para o futuro, mesmo para quem tem isenção do Imposto de Renda.

Afinal, já sabendo quanto você vai receber todo mês pelo seu trabalho, e quanto pode deduzir dos seus gastos na declaração anual, fica mais fácil estabelecer metas em busca de um futuro mais tranquilo financeiramente.

Quando começa o Imposto de Renda 2024?

Agora que você já sabe como fazer o cálculo do Imposto de Renda e sabe um pouco mais sobre o imposto retido direto na fonte, precisamos falar sobre algo muito importante: o prazo para declaração do imposto.

Anualmente, a Receita Federal libera o link para download do programa e do aplicativo que devem ser utilizados na hora de realizar a declaração do Imposto de Renda. Você já pode baixar em seu computador ou diretamente no seu smartphone.

Em 2024, o prazo para você realizar a declaração do Imposto de Renda vai de 15 de março até 31 de maio. Não deixe para a última hora!

É importante você ter bastante atenção com este prazo e se programar para fazer a declaração por dois motivos:

Evitar problemas com o sistema ou aplicativo: provavelmente o último dia para realização da declaração será marcado por uma correria e a movimentação de muitos contribuintes que sempre deixam para fazer na última hora.

Considerando que o sistema pode não aguentar a superlotação, sua internet pode não funcionar ou você pode esquecer um documento, nunca é bom deixar para fazer isso no último dia. Afinal, é sempre bom ter tempo para corrigir dados e evitar o envio de informações erradas.

Prioridade para recebimento da restituição do Imposto de Renda: após a declaração do imposto, se a Receita constatar que você pagou mais imposto do que deveria, acontece a restituição do valor, ou seja, você recebe de volta o que pagou a mais.

Essa restituição acontece em lotes em várias datas que começam em junho e vão até dezembro. Além de priorizar idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais, a Receita estabelece a ordem de recebimento com base no envio da declaração.

Quanto antes você mandar a declaração sem erros e inconsistências, mais cedo poderá receber sua restituição.

Veja o cronograma da restituição do Imposto de Renda em 2023 divulgado pela Receita:

  • 1º lote: 31 de maio de 2024.
  • 2º lote: 28 de junho de 2024.
  • 3º lote: 31 de julho de 2024.
  • 4º lote: 30 de agosto de 2024.
  • 5º lote: 30 de setembro de 2024.

Além disso, alguns grupos serão prioritários no recebimento da restituição. São eles, na ordem de prioridade:

  • Idosos de idade igual ou superior a 80 anos.
  • Idosos de idade igual ou superior a 60 anos.
  • Portadores de deficiência ou moléstia grave.
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
  • Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix.
  • Demais contribuintes.

O que acontece com quem atrasa a declaração do Imposto de Renda?

Muita gente não sabe o que acontece com quem atrasa o envio da declaração do imposto ou mesmo o que acontece quando o contribuinte não faz a declaração e consequentemente paga o tributo.

A principal consequência para quem deixar de fazer ou perde o prazo é a necessidade de realizar depois, porém pagando multa. A multa começa com 1% do valor do imposto por mês de atraso, tendo valor mínimo de R$165,74 e máximo de 20% do valor do imposto devido.

Como fazer a declaração do Imposto de Renda?

Se você ainda não sabe como declarar o Imposto de Renda, preparamos alguns passos das primeiras ações simples que você deve executar.

1º passo: junte os documentos que você vai precisar

A declaração do Imposto de Renda tem como objetivo fornecer informações para o governo sobre seus gastos e sobre os impostos que você pagou ao longo de ano. Dessa forma, você vai precisar dos documentos e dos registros que servem para comprovar seus ganhos e despesas.

Portanto, você deve providenciar seus documentos pessoais como CPF e título de eleitor, os comprovantes de seus rendimentos financeiros, seja salarial, bancário ou/e de aplicações financeiras, os registros que comprovam a posse dos seus bens como imóveis, automóveis e obras de arte.

Também é importante guardar os registros das despesas que podem ser deduzidas no Imposto de Renda, como gastos com saúde e educação.

2° passo: utilize o programa da Receita Federal para informar seus dados

A declaração do Imposto de Renda deve ser realizada completamente por meio do programa ou do aplicativo disponibilizado no site da Receita Federal.

Após instalar o programa ou aplicativo em seu dispositivo, seja computador ou smartphone, você precisa selecionar a opção de criar uma nova declaração para começar o preenchimento dos dados.

Os primeiros campos que devem ser preenchidos são referentes aos seus dados pessoais. O programa da Receita apresenta um menu que deve ser preenchido de acordo com a ordem estabelecida. Portanto, você informa primeiro seus rendimentos, depois seus gastos e no final recebe a informação com a guia para pagamento do imposto.

3° passo: envie a sua declaração

Após o preenchimento de todos os campos, é interessante que você faça uma conferência para ter certeza que tudo está correto. Depois disso, o último passo é enviar a sua declaração para a Receita Federal.

Neste momento você receberá dois arquivos muito importantes:

  • Documento de comprovação do envio: documento gerado no momento do envio da sua declaração que serve para comprovar que você realizou a declaração.
  • DARF: se após o preenchimento de todos os dados, for comprovado que você deve pagar algo para a Receita, será emitido o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), com o valor e as condições para você realizar o pagamento.

4º passo: cheque e corrija possíveis erros

O sistema da Receita Federal permite que você selecione a declaração enviada com erros, informe o número do documento de comprovação, altere os dados e envie novamente a declaração, agora com as alterações. Vale lembrar que este processo só pode ser realizado dentro do prazo de envio.

Depois de enviar sua declaração, basta pagar o imposto devido emitindo um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) ou, se você deve ter de volta parte do que pagou durante o ano, cabe apenas aguardar o pagamento da sua restituição.

Enquanto este momento não chega, você pode começar a planejar o que fazer com o valor. Uma ótima ideia é investir pensando no seu futuro e no de quem você mais ama. Aproveitando as melhores oportunidades do mercado, você tem a chance de ver esse dinheiro virando algo realmente importante.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!