Capítulo 1
Cálculo do Imposto de Renda 2019
Antes de falarmos sobre o cálculo, é importante deixar claro a diferença entre o Imposto de Renda 2019 e o Imposto de Renda retido na fonte.
O Imposto de Renda é o tributo pago por contribuintes de acordo com a renda de cada pessoa.
Essa tarifa deve ser paga por todos os contribuintes que se enquadram dentro das regras de obrigatoriedade da Receita Federal e deve ser controlada por meio da declaração do Imposto de Renda, realizada uma vez por ano.
Por outro lado, quando falamos em Imposto de Renda retido na fonte, estamos falando sobre o percentual do Imposto de Renda que é recolhido automaticamente no momento do recebimento de um rendimento tributável.
O principal caso de Imposto de Renda retido na fonte é o salário do trabalhador. Os funcionários que possuem carteira assinada, e estão dentro do quadro dos contribuintes obrigados a pagar o imposto, mensalmente recebem seus rendimentos já com o desconto do IR.
Ficou claro a diferença entre esses dois termos? Agora que você já sabe, é importante saber que o cálculo possível de ser feito é do Imposto de Renda retido na fonte.
Cálculo do Imposto de Renda retido na fonte
Para calcular o Imposto de Renda retido na fonte você vai precisar ter em mãos os seguintes dados:
- Valor do salário bruto.
- Valor da dedução por despesas.
- Valor da dedução por dependentes.
- INSS multiplicado pela Alíquota.
Assim que você conseguir esses valores, basta aplicar na seguinte fórmula:
Imposto de Renda retido na fonte =
[(Salário bruto - dependentes - INSS) X alíquota] - dedução
Cálculo do Imposto de Renda
Se você quer saber qual o valor do seu Imposto de Renda em 2019, a saída é realizar a declaração da renda e apresentar todas as informações. Isso acontece porque, na maioria das vezes, o imposto é calculado de acordo com os rendimentos totais e as despesas que podem ser deduzidas deste imposto. Como cada pessoa possui esses dados diferentes é preciso fazer a declaração para saber o valor do tributo.
Além do desconto do INSS sinalizado na tabela do Imposto de Renda que apresentamos, há outras deduções que ajudam a reduzir a quantia a ser paga do tributo.
Gastos com educação, saúde e pensão alimentícia, são exemplos que fatores que influenciam o cálculo e tornam quase impossível estabelecer um padrão para todos os contribuintes.
Para te ajudar a entender quanto vai pagar ou receber de imposto, o próprio Receitanet (ferramenta da Receita Federal para enviar a declaração) mostra um cálculo a partir dos dados que você insere.
Essa vantagem é uma mão na roda, pois te permite começar a planejar o que fazer caso receba a restituição desde já. Você pode investir em boas oportunidades do mercado para te ajudar a alcançar objetivos que sempre quis: fazer um curso, comprar a casa própria, viajar nas férias e tantas outras possibilidades.