Cadastre-se grátis

Gráfico Renko: o que é e como usar em operações de trading

Quem é trader adora gráficos, não é mesmo? Mas nem só de candlesticks são formadas as estratégias. Outros tipos de visualização da oscilação dos preços no mercado permitem a leitura de um cenário mais completo e identificação das tendências e dos pontos de entrada e saída de uma operação.

Um dos tipos de gráfico mais usados no trading é o Renko, que é muito parecido com o gráfico de velas. Neste conteúdo, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre ele, como é formado, quais estratégias podem ser desenvolvidas e muito mais. Vamos lá?

O que é o gráfico Renko?

O gráfico Renko exclui as variáveis tempo e volume negociado e se concentra somente sobre a variação dos preços dos ativos.  Trata-se de outra alternativa de ver o mercado, além da perspectiva temporal.

Origem do gráfico Renko

Esse tipo de visualização tem origem no Japão e a aproximação da tradução para a palavra “Renko” seria “tijolo”. Via de regra, ele é formado por sequências de boxes ou tijolos de cor verde, vermelha ou preta.

Confira um exemplo de visualização do gráfico Renko no minidólar:

grafico-renko-mini-dolar

Renko x candlesticks: quais são as diferenças?

À primeira vista, pode haver a confusão de que os Renkos e os candles são a mesma coisa. Apesar de ter padrão visual parecido, há importantes diferenças entre os dois.

Isso não quer dizer que um tipo de gráfico é melhor que o outro, mas apenas que eles possuem funções diferentes. 

Lembre-se que o gráfico de candlesticks observa a variação dos preços em relação ao tempo. Então, um novo candle sempre aparece quando o tempo do gráfico é alcançado, por exemplo: 5 minutos, 1 hora, 1 dia e assim por diante. 

o gráfico Renko, como dissemos, não considera a variável tempo na sua formação. Isso quer dizer que um novo tijolo somente vai aparecer quando um determinado nível de preço for alcançado.  Entenderemos mais sobre sua formação nos próximos tópicos.

Além disso, os candles podem ter tamanhos e formatos variados. No Renko, os boxes são sempre do mesmo tamanho, considerando a configuração dada pelo trader. Assim, no gráfico de velas, os traders contam com a possibilidade de fazer interpretações do mercado com base nos padrões de candlesticks, o que não ocorre com os tijolos. 

Outro item que difere os dois gráficos é o volume financeiro. Os dados do volume de negociação são muito importantes como complementares nas estratégias usando candlesticks, mas são totalmente descartados no gráfico Renko. Logo, usar os dois tipos de gráfico permitirá ao operador uma melhor compreensão dos rumos do mercado.

Como funciona o gráfico Renko?

Agora que você já compreendeu as características do gráfico Renko, vamos aprofundar em como ele é calculado e os tijolos são formados, além de entender como ele pode ser interpretado na prática. 

Primeiro, tenha atenção às cores. Assim como nas velas, os boxes verdes indicam alta e os vermelhos representam as baixas. Caso você se depare com tijolos pretos nesse tipo de gráfico, pode interpretá-los como períodos em que o mercado teve gaps de alta ou baixa. 

Um novo Renko somente vai aparecer no gráfico quando um patamar de preço for atingido, na mesma direção ou em rumo oposto ao anterior.

Como o gráfico Renko é calculado ?

Partindo das premissas que vamos desconsiderar as variáveis tempo e volume, como esses patamares de preços dos Renkos são calculados? A matemática, você verá, é muito simples.

Para isso, você precisa apenas saber o que é o tick, isto é, a menor variação de preço de cada ativo. No mini-índice, por exemplo, a menor variação é de 5 pontos. No dólar, 0.5 ponto.

Então, o tamanho do Renko será calculado da seguinte forma:

Tamanho do Renko = (número que antecede o R × tick do ativo) – 1 tick do ativo

Exemplo: um gráfico Renko de 25R do mini-índice terá cada tijolo do tamanho de 120 pontos, pois 25 × 5 (variação mínima do ativo) – 5 = 120. Logo, todos os tijolos serão do mesmo tamanho, independentemente da direção.

Como ler e interpretar o gráfico Renko?

A principal função do gráfico Renko é analisar as tendências do mercado. Então, o trader consegue facilmente ver os movimentos dos preços e os pontos em que houve reversão da tendência. Observe que, com a mudança da cor do tijolo, vem uma possível alteração da direção do mercado. 

Com o gráfico Renko, também é mais fácil enxergar onde estão os topos e fundos nas oscilações de preços e identificar se eles são ascendentes ou descendentes. 

Além disso, com o uso de outros indicadores, esse modelo de gráfico também possibilitará a identificação dos pontos de esgotamento de uma tendência, isto é, quando um movimento comprador ou vendedor começa a perder força.

Aqui também é importante que o operador tenha paciência. Uma vez que o tempo não importa para o desenho desse gráfico, pode demorar mais para que o próximo Renko seja formado. Então, é preciso controlar a ansiedade e entender os momentos em que os preços estão em consolidação. 

Confira um exemplo das variações e reversões das tendências no gráfico Renko 11R do mini-índice:

grafico-renko-mini-indice

Quer aprender mais sobre o gráfico Renko? Então, a melhor pedida é estudar com os experts de mercado. Aqui na Toro, você tem acesso a um conteúdo educacional completo não só para aprender mais sobre esse tipo de gráfico, mas vários cursos para se tornar um trader vencedor.

Todos os clientes da Toro contam com uma área de cursos com várias temáticas, desde o iniciante até o avançado. Então, se você ainda não é cliente, faça o seu cadastro gratuito agora mesmo e tenha acesso a dezenas de cursos e materiais de apoio para aprender mais e se especializar no mercado.

Vantagens e desvantagens do gráfico Renko

Como toda estratégia e ferramenta para trading, há vantagens e desvantagens. Por isso, é recomendado que nenhuma tática ou indicador seja utilizado de modo isolado para tomar decisões.

Como o gráfico Renko acontece a mesma coisa. Ele possui seus atributos que muito podem agregar às suas operações, mas não devem ser usados como estratégias exclusivas. Confira algumas vantagens:

Vantagens

Entre as principais vantagens do gráfico de Renko, podemos destacar:

  • Como não usa o tempo e o volume, é um gráfico que filtra melhor os ruídos na formação e no seu desenho. 
  • É um gráfico visualmente mais fácil para identificar tendências.
  • A leitura de tendências permite boa identificação de pontos de entrada e colocação dos stops. 

Desvantagens

Já sobre as desvantagens, é bom se atentar a alguns pontos, como:

  • Mais utilizado e indicado para operações de curto prazo.
  • Menores detalhes sobre a oscilação de preço em relação aos candlesticks.
  • É preciso saber corretamente definir qual o tamanho do Renko a utilizar para minimizar erros.
  • Pode haver imprecisão nas entradas, caso a quantidade de tijolos na mesma direção seja mal interpretada.

Portanto, estude bem as características do gráfico e sua utilização para ter melhor performance ao utilizá-lo.

Estratégias: quais são os melhores indicadores para gráfico Renko?

Para terminarmos este artigo, vamos conhecer algumas estratégias e indicadores que podem ser utilizados com o gráfico Renko para obter o melhor desempenho no trading.

Como implantar o gráfico Renko no Profit?

O primeiro passo para utilizar o Renko é definir qual o tamanho ideal para o tijolo que será utilizado em sua análise.

Para operações no mini-índice, recomenda-se utilizar o gráfico Renko em 25R ou 35R. Já para o minidólar, o indicado é trabalhar no 15R e no 18R.

Na configuração do software, o procedimento para fazer isso é extremamente simples.

Para configurar o gráfico Renko no Profit Toro Trader, basta digitar o tempo gráfico e em seguida a letra “R”. Por exemplo, digite “25” e, em seguida, “R”.

Então, você observará que o formato do gráfico será alterado para Renko e a marca d’água, se você a utiliza, também conterá a letra “R” após o nome do ativo. Veja os exemplos que apresentamos no decorrer do texto.

Renko + MACD

Variadas estratégias podem ser montadas utilizando o Renko. Uma das mais comuns entre os traders é a que une esse tipo de gráfico com o indicador MACD (um medidor de aceleração ou a desaceleração das tendências de preços das ações). Ou seja, o intuito é detectar os pontos em que um movimento está ganhando ou perdendo força. 

Para realizar esse tipo de estratégia, aqui vão algumas dicas:

  • Usar o fundo escuro no gráfico.
  • Colocar duas médias móveis exponenciais (21 e 72 períodos). 
  • Operar somente a favor da tendência do mercado.

Então, em uma tendência de baixa ou alta, adota-se um procedimento específico. Confira um exemplo de operação:

  1. Identifique a tendência de alta.
  2. Verifique se, durante o movimento, o preço retorna às médias.
  3. Cheque se as médias têm coloração verde.
  4. Confira se o indicador MACD está no campo positivo.
  5. Faça uma entrada na virada do Renko de correção da média.
  6. Coloque o stop abaixo do fundo referência.
  7. Realize uma saída parcial quando atingir o próximo topo.

Renko + PFR

Outra estratégia com base em indicadores que pode ser aplicada com os Renkos é usando o indicador PFR (preço de fechamento de reversão), que é o mesmo que um engolfo de alta ou baixa.

A ideia aqui, também operando a favor da tendência, é identificar pontos de cansaço ou esgotamento do movimento, o que os Analistas também chamam de regiões de sobrecompra e sobrevenda. 

Além do PFR, também é recomendável utilizar o o indicador “estocástico lento”, que permite identificar essas regiões de sobrecompra/sobrevenda que podem indicar uma reversão do movimento dos preços. 

Agora que você já conhece o gráfico Renko, sua origem e como funciona, aproveite para participar da nossa live Day Trade ao Vivo, para trocar conhecimento com outros traders, tirar dúvidas com nossos Analistas e operar com estratégias vencedoras. Clique na imagem abaixo para conferir:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!