Capítulo 1
O que é a previdência privada?
Com as incertezas sobre as regras de aposentadoria no Brasil, muitas pessoas passaram a cogitar ainda mais a possibilidade de adquirir um plano de previdência privada para complementar sua renda no futuro.
Mas será que esse é o investimento ideal para quem tem esse objetivo? Se você também tem essa dúvida, vamos te apresentar como funciona a previdência privada.
A previdência privada é conhecida como aposentadoria particular, ou seja, que não possui nenhuma ligação com aquela que é fornecida pelo governo com o INSS.
Algumas pessoas utilizam esse investimento para complementar a previdência social que é ofertada no Brasil. Portanto, elas recebem o valor da aposentadoria convencional do INSS e complementam com um plano de previdência privada.
No entanto, também existem aquelas pessoas que utilizam esse investimento para realizar outros objetivos de longo prazo. Por exemplo:
- Pagar os estudos dos filhos.
- Comprar um imóvel.
- Juntar dinheiro por um período maior.
Ou seja, a previdência privada, apesar de carregar esse nome que dá uma ideia apenas de aposentadoria, é uma modalidade de investimento bastante versátil.
No entanto, para ter acesso ao dinheiro sem prejudicar o seu rendimento, será preciso aguardar o final do prazo estipulado. Por isso, muitas pessoas que desejam cuidar melhor do seu capital, acabam investindo em soluções que proporcionam mais liberdade, e que ainda possuem melhores rentabilidades, como a renda fixa por exemplo.