Capítulo 1
A importância do controle financeiro pessoal
Já parou para pensar como seria ter sucesso nas finanças e não se preocupar com dívidas? O caminho, certamente, é longo, mas este manual de controle financeiro pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar a ter mais organização e, com isso, alcançar a tão sonhada estabilidade financeira.
Para Robert Kiyosaki — autor do best-seller Pai Rico Pai Pobre —, “a inteligência resolve problemas e produz dinheiro. Dinheiro sem inteligência financeira sai em breve”. De fato, sem um bom controle financeiro, tudo o que jpá conquistamos pode se perder.
Quando o assunto é dinheiro, não há meio termo: é preciso comprometimento e responsabilidade para ganhá-lo e ainda mais disciplina para mantê-lo ao longo da vida.
Muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras e acreditam que o fracasso é inevitável, especialmente para quem ganha menos. No entanto, a realidade está muito mais ligada a como se gasta e não a quanto se ganha.
É preciso encarar a responsabilidade e entender que dívidas são consequência de uma série de erros no planejamento e controle das finanças pessoais.
Em geral, quanto mais saudável for sua relação com o dinheiro, menos pesada será a caminhada rumo à estabilidade financeira e, acredite, isso não está condicionado a uma alta renda mensal. Ou seja, não é preciso ser rico para viver bem, é preciso saber lidar com o que se tem de forma inteligente.
Mas, afinal, por que o controle financeiro pessoal é tão relevante? Simples, essa é a única estratégia confiável e eficaz para não se tornar refém do cheque especial, dos juros rotativos, e do estresse por não conseguir fechar o mês com saldo positivo na conta.
Os benefícios adquiridos por quem tem organização são muito interessantes, veja só:
- Dia a dia mais tranquilo e equilibrado.
- Realização de sonhos.
- Menos preocupação com dívidas.
- Melhores condições de investir em novos objetivos.
Em resumo, para ter controle financeiro, você precisa organizar sua vida financeira, ampliar seu patrimônio e se dedicar. No entanto, sabemos que dar os primeiros passos pode ser difícil.
Por isso, veja a seguir quais são os principais obstáculos que te impedem de fazer seu controle financeiro rumo ao sucesso.